Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Para traçar uma boa estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional é necessário, entre outras coisas, ter autoconhecimento e entender quais pontos você precisa e deseja aprofundar e aprimorar.
Ao se autoconhecer, é possível alcançar objetivos e até mesmo realizar sonhos – sejam pessoais ou na carreira. E, assim, alcançar o desenvolvimento pessoal ou profissional.
Desenvolvimento Profissional: está ligado à carreira, a profissão e aos objetivos profissionais. Trata-se se pensar em quem você quer ser profissionalmente, e o que precisa fazer para chegar a este objetivo e compreender o todo da sua profissão.
Busca um entendimento profissional do seu espaço de trabalho e como quer se organizar dentro dele para otimizar e melhorar o ambiente de trabalho, pois tem que se sentir bem com o que faz.
É traçar um plano de carreira, com faculdades, pós graduação, idiomas, etc.
Entretanto, devido a vida profissional estar imersa na vida pessoal, o desenvolvimento profissional tem uma pitada de desenvolvimento pessoal.
Desenvolvimento Pessoal: pensar em desenvolvimento pessoal é pensar em si, na melhoria de sua vida, ter uma gestão emocional, física e espiritual.
Analisar potenciais, habilidades, competências, talentos, e não apenas isso, mas também desenvolvê-los para que se torne melhor no âmbito pessoal e no profissional, isso é desenvolvimento pessoal.
Trabalha-se gestão de conflitos, habilidades de comunicação e gerenciamento de tempo de acordo com a necessidade de cada um.
Embora muitos possuam habilidades de desenvolvimento pessoal naturalmente, hoje já se sabe que é possível desenvolver e treinar comportamentos até que vire um hábito.
O desenvolvimento pessoal e profissional, concomitantes, são mais que importantes para uma pessoa, é possível dizer que são fundamentais.
O desenvolvimento pessoal está claramente ligado ao “ser” e não ao “ter”: é como fazer uma dieta mirabolante para perder 5kg em uma semana, onde por mais que se atinja o objetivo, será que seria possível mantê-lo?
Aí que está! O “ser” está ligado ao “manter”, por isso é necessário ter paciência no caminho, porém o dobro de foco!
O desenvolvimento pessoal e profissional bem trabalhado pode ser a diferença entre você e um outro que não se esforça tanto. Entender essa diferença é fator fundamental no relacionamento humano.
Saber gerenciar conflitos e estabelecer uma comunicação saudável e contínua no ambiente de trabalho é essencial para a formação de um bom profissional.
O desenvolvimento pessoal e profissional, muitas vezes, é o diferencial, é o passo-à-frente que todos querem, então por que não reservar um tempo para investir nisso?.