Sexo na terceira idade

Com a longevidade tornou-se necessário discutir o tema sobre o sexo na terceira idade para desmistificar mitos e tabus e tornar esse momento alegre e prazeroso.

É necessário perder a inibição e o preconceito com o sexo na melhor idade, pois os idosos podem e devem ter uma vida sexual ativa e não há porque se sentirem culpados ou terem vergonha ou acharem a pratica ousada para a idade.

A pratica sexual propicia uma melhor qualidade de vida, deixa as pessoas mais felizes e até carinhosas.

Mas é importante ter em mente que pode se fazer adaptações para que se sinta mais feliz.

Buscar novas formas de prazer através do sexo não penetrativo pode ser muito bem vindo como aproximação, exploração dos sentimentos e mudança de rotina.

Também depois de consultar o médico e estiver apto, porque não usar estimulantes sexuais para o problema de ereção. É importante tanto homens e mulheres entenderem que a ereção não tem a ver com o gostar, pois tanto a ereção no homem quanto a lubrificação na mulher vai haver uma mudança e é preciso entendimento do casal e cumplicidade.

Se não conseguem entender busque orientação para que isso não vire um distanciamento ou um problema na relação.

Valorize a intimidade, as conversas, a qualidade e a aproximação. Tem dias que um beijo vale muito mais que uma relação sexual e vice versa.

E não se esqueça, se não tiver uma parceria fixa use preservativo pois as DSTs estão presentes em todas as idades.

Lembre-se que você tem o direito e o dever de ser feliz e se para você ter uma vida sexual ativa faz parte dessa felicidade viva intensamente esse período.

Meu desejo é que você tenha uma vida plena de felicidade.


Faça um comentario

Samanta Marzano

Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

Ouça meu Podcasts