Sentimentos

Os sentimentos existem e temos que vivenciá-los. Se isso não acontece de alguma forma ele se manifestará em nosso corpo, em nossa vida e em nossos relacionamentos. Os sentimentos podem ser explicados de maneira simples e direta. Eles formam uma linguagem bem própria. Não sentir é não viver. Mais do que qualquer outra coisa os sentimentos nos tornam humanos.

São os sentimentos que definem nossa percepção no mundo. Na verdade, eles representam o mundo em que vivemos. Quando a pessoa assume a responsabilidade por seus sentimentos, assume também responsabilidade por seu mundo. Compreender os sentimentos é a chave para o domínio de nós mesmos, para achar a verdadeira independência.

Os sentimentos são a maneira como nós nos percebemos. É nossa reação no mundo que nos circunda. É a maneira pela qual percebemos que estamos vivos. O pensamento, explica, justifica, racionaliza, coloca o dentro de uma perspectiva. Existes os sentimentos positivos e negativos e é através deles que avaliamos nossas percepções

Estar em contato com nossas emoções é a única maneira pela qual sempre poderemos ser o melhor de nós mesmos, a única maneira de nos tornarmos abertos e livres, de sermos autêntico conosco.

Os sentimentos são a verdade. Aquilo que você com eles fizer é que decidirá se você vivera na verdade ou mentira. Fomos ensinados a negar os sentimentos negativos e que eles de certa forma são ruins para nossa vida, mas isso não é verdade, pois aprendemos com ele, nos protegemos com eles e precisamos usá-los a nosso favor.

Usar defesas para tentar dominar os sentimentos pode conduzir a uma deformação de nossa percepção da verdade, porém não altera a verdade. Explicar satisfatoriamente os sentimentos não os resolve nem os exterioriza.

Eles estão aí: precisamos lidar com eles. Podem ser disfarçados, negados, racionalizados, mas um sentimento doloroso não se retirará enquanto não tiver percorrido sua trajetória natural. Na verdade, quando um sentimento é evitado, frequentemente seus efeitos dolorosos são prolongados e torna se mais difícil de lidar com ele.

Portanto, use o momento presente para se preocupar com si mesmo. Quando um sentimento surgir, viva-o. A vida se torna mais plena quando é experimentada.

Enquanto antes se evitava a dor e se desligava parte do mundo para reprimi-lo, agora você é livre para sentir todas as emoções, pô-las em ordem é movimentar-se para seu crescimento pessoal.


Faça um comentario

Samanta Marzano

Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

Ouça meu Podcasts