A importância do pai na educação

Foi o tempo que cuidar dos filhos era apenas dever da mãe. Hoje, a mulher acumulou tarefas e responsabilidades e, para conciliar casa, trabalho, contas, filhos e marido (ou ex-marido em muitos casos), ela precisou buscar a independência financeira e, claro, inserir o homem na educação dos filhos.

Há algumas décadas ser pai era ser provedor da família. Atualmente, os homens têm dificuldades para exercer esse papel, pois está numa fase de mudanças. Muitas mulheres são mães solteiras e os pais mal ficam com as crianças no fim de semana. Diante dessa triste realidade, fica cada vez mais difícil educar uma criança.

Muitos homens deixam claros seus desejos de ser pais atuantes. É importante que o pai participe de todos os momentos da gestação e “engravidar” junto com a gestante! Isso gera um apoio emocional fantástico à mãe e, consequentemente, ao bebê. É possível, participar ativamente da vida dos filhos sem ficar restrito a cobranças.

Durante a infância, o ideal é saber que o dia não deve ser feito apenas de tarefas. Os filhos não podem crescer sozinhos, nada deve justificar a falta de tempo e a agenda atribulada, por exemplo. E essa tarefa é papel dos dois: pai e mãe. As crianças sofrem influências das pessoas que a cercam. Isso acontece de forma natural. Para os filhos, os adultos são modelos de comportamento e a forma como agem diante de situações se torna um referencial para a sua formação. Por isso é imprescindível um diálogo franco com os filhos. O pai pode se interessar mais sobre como foi o seu dia, ajudar nas tarefas da escola, busca-lo após a aula e praticar exercício junto com seu filho. O grande papel desse pai não deve se restringir a dias recheados de lazer ou fazer tudo o que os filhos querem, mas capacita-los a viver bem! Os filhos devem experimentar frustrações, o que é extremamente saudável.

O mais importante na criação de uma criança é que ela seja saudável e harmônica. Muitos optam pela guarda compartilhada, o que pode ser um excelente aliado na educação da criança quando os pais estão separados, pois os pais podem ser amigos e não mais amantes já que tem um filho para a vida toda.

Em suma, tanto o pai como a mãe são de vital importância para a educação e felicidade de um filho. Cada família tem sua dinâmica.

O importante é sempre buscar a saúde e reconhecer a importância um do outro.


Faça um comentario

Samanta Marzano

Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

Ouça meu Podcasts