Escolha da Profissão
Que momento tão difícil, confuso e valorizado é esse momento da escolha da profissão! Esta é talvez uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa.

O homem é valorizado socialmente pela atividade na qual trabalha, e sua identidade pessoal está muito ligada com o que ele faz profissionalmente.
É comum então a dúvida quanto à profissão escolhida. Muitas vezes é preciso experimentar, conhecer melhor, para depois decidir. É muito importante decidir sem estresse, sem pressão. Todos têm seu tempo, então dê-se esse tempo para escolher também.
Sendo assim, a importância de decidir a carreira/profissão a seguir, não é simplesmente a de escolher sem critérios, mas a de escolher bem. Pois optar por uma profissão não é só decidir o que fazer, mas principalmente decidir QUEM SER!
Eis algumas fases que envolvem a escolha da profissão:
INDECISÃO: É absolutamente normal estar indeciso. O momento é de conflito e dúvidas. É uma decisão difícil porque vai definir o seu futuro profissional e sua vida.
ESCOLHA: É necessário pensar muito a respeito da escolha que irá fazer; muitos universitários desistem, por não se identificarem com a opção que fizeram, ou pela falta de informação pelos cursos ou profissões. Assim pense bastante antes da escolha. Relaxe e procure conhecer as opções do mercado que atualmente são inúmeras.
Procure definir seu projeto de vida, avaliar suas características pessoais e o que o leva a escolher determinado curso. Pense no que quer para o futuro e o que vai fazer para alcançá-lo.
A escolha envolve uma série de fatores como o reconhecimento, status, possível retorno financeiro, etc. Mas também tem outro lado, como a dificuldade financeira, a doação para os estudos, colecionar emprego, dificuldade do curso, entre outros. Esse é um dos itens mais importantes. Faça uma lista do que pensa em escolher e pesquise. Pode ser um caminho.
PRESSÃO:Acontece, também, uma pressão a que somos submetidos desde a nossa infância, no processo educativo, seja este familiar, social ou da instituição. Esta pressão pode esconder o que é vocação e o interesse temporário prevalece na escolha. Portanto considere o que é mais importante para você.
A imagem criada pela mídia sobre certas profissões muitas vezes tem grande influências sobre a escolha.
INFLUÊNCIAS: pais, amigos, professores, mídia, parentes próximos, concorrência dos cursos, entre outros.
VOCAÇÃO: O termo vocação significa convite, chamada, convocação. É como se fosse uma voz que o chama de uma forma suave. Podemos até deixar de ouvi-la, imersos aos encantos exteriores, a conveniência e o interesse. A vocação se forma através do contato do meio com o qual vivemos, ou seja, com a nossa realidade. Existem os testes vocacionais que ajudam na vocação e orientação no momento da escolha.
Mas lembre-se que quem está escolhendo a profissão é você, quem vai cursar uma faculdade, fazer provas, e depois exercer a profissão será você e não seus pais, professores ou amigos. Você mais do que ninguém sabe sobre seus interesses e habilidades.
Ser feliz na carreira e na vida, profissionais de sucesso exige ir além da pressão do vestibular, escolher o que se gostar e valorizar o ato de estudar.
” Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir”