Educação Sexual
As pessoas conversam como crescem, como aprendem a andar, a falar, a pensar, mas na hora de falar como é o desenvolvimento da sexualidade, engasgam, ficam com vergonha e por aí vai.

Geralmente, as pessoas só falam mais livremente da sua sexualidade quando são garotas ou garotos na escola. Ai esse é o assunto de muitas e gostosas conversas, mas muitas vezes sem orientação. Mas a pessoa cresce e vai se envolvendo e sendo envolvida pelos tabus, pelos preconceitos, pelas regras de comportamento, nem sempre ditas pelo bom senso e é aí que a coisa complica.
Estamos vendo que cada vez mais os adolescentes iniciam sua vida sexual cedo. E que muitas vezes se tornam pais e mães quando não podem deixar ainda de ser crianças interrompendo sonhos, conciliando estudo e trabalho.
Para os adultos as coisas também não são fáceis. Tem que demonstrar uma sabedoria e uma performance sexual na qual muitas vezes não estão preparados. Houve a descoberta da pílula anticoncepcional que mudou os hábitos sexuais, principalmente para as mulheres. Hoje em dia já se fala abertamente sobre o sexo e a orientação homossexual é mais respeitada.
Então as pessoas precisam saber mais sobre sexualidade, para ter uma vida sexual mais saudável. Entretanto falar de sexo não é fácil. Sexualidade é algo íntimo e pessoal, que está muito ligado às crenças, a religião, a educação, enfim, o modo de ser e sentir de cada pessoa. Mesmo no Brasil hoje onde se fala sobre sexo e de tudo que a ele se relaciona com maior liberdade, tratar desse assunto continua sendo tarefa delicada.
É importante estar bem informado. Busque informações especializadas. Fale também sobre seus sentimentos acerca da sexualidade. Se tiver alguma dificuldade procure um profissional especializado.
O terapeuta sexual poderá oferecer todo suporte acerca da sexualidade e lembre-se você tem um compromisso com a sua vida e com o direito de ser feliz.