Traição e suas consequências

As pessoas quando namoram se sentem convidadas a conquistar, atrair, se arrumar, porém com o tempo, com a rotina parece que o relacionamento vai esfriando e os casais não se dão conta. Cada vez mais as pessoas estão sendo atraídas para colocar tempero em suas vidas.

Um dos principais problemas que afeta os casais são a ausência de intimidade, e as ilusões criadas acerca do casamento, a rotina, o ciúme, a falta de calor no relacionamento, a comunicação como se as pessoas vivessem juntas, mas estivessem desligadas, desconectadas uma das outras.

Para existir uma traição precisa de três pessoas envolvidas e todas tem responsabilidade na situação. A traição na maioria das vezes começa num episódio isolado. E cada um tem uma motivação para a traição que nem sempre é a busca do prazer sexual. Pode ser também pela curiosidade, diversão, pelo prazer, pela conquista, para chamar a atenção do parceiro, para provocar ciúmes, ou ainda para combater o estresse, entre outros. Mas também tem os que desejam iniciar um outro relacionamento consciente ou não. Qualquer que seja a razão, o fato é que muitas pessoas estão sedentas por companhia e excitação sexual.

Quando a traição é descoberta acaba tendo um impacto dramático na vida das pessoas, não apenas para quem trai e é traído, mas para todos os envolvidos. O que todo mundo quer na vida é se sentir importante e na traição acontece o oposto disso.

A mulher tende a associar o sexo com amor, e sente a traição como uma ameaça de morte para o casamento. Enquanto os homens na sua maioria consideram o sexo como uma diversão. A grande maioria dos homens buscam o sexo para diversão e não de amor, o que não gera remorso. Também o homem pode buscar a traição pelo poder, para mostrar virilidade e masculinidade.

Muitos homens não aceitam a traição feminina pela questão cultural. Antes a traição masculina era aceita e incontestada, hoje já existe esta relação de igualdade.

Cada um tem as suas razões para buscar a traição o que acaba sendo incompreendido pelo homem e pela mulher.

Todas as pessoas necessitam de atenção e se não estão conseguindo isso em casa com a parceria oficial, seja pela razão que for, é possível que procurem em outro lugar.

Geralmente uma traição não ultrapassa 2 anos. O primeiro ano tende a ser muito bom, pois encontra se no outro tudo aquilo que espera e deseja e que não tinha. Imagina se que conseguira manter essa situação, mas de repente chega se a um momento de decisão, pois pode vir as cobranças, desconfianças e pressões tanto de um lado quanto do outro.

Quanto mais estável for o casamento maior a probabilidade de sobreviver uma crise desta natureza. O importante é verificar todas as possibilidades e todas as raízes emocionais existentes nesta relação, pois no casamento a maneira como cada casal cria seus vínculos e estabelece suas trocas é muito particular.

Alguns aspectos devem ser avaliados no momento desta decisão: vinculo existente, o contexto em que aconteceu, o sentimento como um todo e não o momentâneo e a tolerância individual. O importante é que para um relacionamento acabar as pessoas esgotam todas as possibilidades. Mas se o casal optar por ficar juntos não pode ser para trocar ofensas.

Tem que ter um aprendizado e uma maturidade para conseguir resgatar os laços amorosos novamente e é claro que tudo com tempo. Se optar por separar que também se tenha maturidade para aprender diante da situação vivida. Uma situação ruim não dura para sempre.

Em suma, a vida sempre nos coloca diante de algumas possibilidades. Cada uma delas nos dá e simultaneamente nos tira alguma coisa

Diante destas questões o ideal é que se decida sozinho, se não conseguir busque uma ajuda profissional especializada.


Faça um comentario

Samanta Marzano

Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

Ouça meu Podcasts