O que é a Psicoterapia

É um processo conduzido por profissionais especializados, cada qual com sua linha especifica de abordagem terapêutica, no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa e aprendendo a lidar consigo e com o outro.

O objetivo da psicoterapia é entender o movimento da vida e criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma, sobre o outro e sobre o meio em que ela está inserida. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer a medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar.

QUANDO BUSCAR PSICOTERAPIA:

Há qualquer momento a pessoa pode buscar terapia, pois de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto um facilitador pode poupar tempo e energia. Também há alguns momentos que uma pessoa muito próxima pode encaminhar ou acompanhar na primeira sessão para uma avaliação por julgar necessário.

QUEM DEVE BUSCAR PSICOTERAPIA:

  • Pessoa que buscam autoconhecimento, ou alguma questão existencial;
  • Pessoa encaminhada por vários profissionais: médicos, assistentes sociais, professores, fonoaudiólogos, entre outros;
  • Pessoa com questões emocionais relacionadas a estresse, dificuldade de relacionamento interpessoal ou conjugal, problemas relacionados ao trabalho, insônia, insegurança, irritação situações de luto, problemas sexuais, obesidade, frustração, ciúmes, sintomas físicos sem diagnóstico médico, dificuldades escolares, hiperatividade, educação de filhos, entre outros;
  • Orientação sexual;
  • Orientação profissional;
  • Pessoas que passaram por situações traumáticas como: sequestro, assalto, acidente, violência, abuso, estupro, entre outras situações traumáticas;
  • Pessoas com depressão, pânico, fobia, transtorno bipolar, bulimia, anorexia, tiques, problemas com álcool ou drogas, e outros quadros psiquiátricos;
  • COMO INICIAR UM PROCESSO TERAPEUTICO?

    Para iniciar um processo terapêutico basta marcar uma entrevista inicial individual. Nessa entrevista você terá a chance de tirar suas dúvidas e o psicólogo fará uma avaliação acerca da necessidade ou não de um processo psicoterapêutico. Essa sessão é sempre muito esclarecedora sobre o processo, duração e como acontecerá as sessões. Também é importante lembrar que a empatia se inicia já nas primeiras sessões e é muito importante o paciente se sentir à vontade com o terapeuta.


    Faça um comentario

    Samanta Marzano

    Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

    Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

    Ouça meu Podcasts