Busca do amor

O vínculo amoroso é uma construção de todo dia, que tem como principal característica compartilhar uma vida em comum sem perder de vista a existência de duas pessoas diferentes, com realidades e criação diferente.

As pessoas de modo geral criam modelos de relacionamento desde a infância, e com muita frequência observamos homens e mulheres buscando amores idealizados para si, pois é a referência de sucesso afetivo misturado com os contos de fadas que parece que vais dar certo.

Porém esta forma de amor é buscada com a finalidade de vir preencher todos os desejos possíveis e impossíveis.

Outro aspecto observado na busca de amor é aquele vivido através do sexo sem valor sentimental algum. Sexo pelo sexo. É a química sexual. Atualmente este tipo de relacionamento tem sido muito procurado. É o amor pela atração sexual. Tudo acontece numa noite e nada mais.

Nenhum tipo de compromisso a mais.

As pessoas ainda se confundem muito na busca pelo prazer, na busca de como querem viver sua vida amorosa. Isso acontece devido a influência cultural, familiar e porque muitas vezes as pessoas buscam viver de acordo com as propostas da geração vivida. No entanto o que se pode perceber é que só se pode viver uma relação sólida se primeiramente houver a auto-observação, a auto compreensão e se buscar viver de forma espontânea e criativa.

É importante uma reflexão de como você deseja construir um relacionamento avaliando alguns aspectos importantes de sua vida tais como:


  • Influencias familiares – valores, crenças, mitos e comportamentos considerados naturais para a família
  • O que fez escolher a pessoa com quem convive ou com quem já esteve envolvido.
  • Busque as expectativas que possui em relação ao casamento, o que pensa sobre, como gostaria de viver e como consegue experiência-lo na prática.
  • Observe sua expressão verbal e não verbal frente aos acontecimentos da relação.
  • Constate que as existências de crises num relacionamento apontam que há algo necessitando de cuidados e que deve ser resolvido estas questões para a evolução do casamento.
  • Enfim, são vários os aspectos a serem avaliados primeiramente a nível pessoal até chegarmos uma conclusão do que precisamos e do quer para a sua vida amorosa conjugal. Você só terá condições de ter uma vida conjugal satisfatória se souber o que quer para si e puder ser compartilhado com o outro.

    Faça isso com consciência e seja feliz.


    Faça um comentario

    Samanta Marzano

    Psicóloga clínica, grafóloga e terapeuta sexual e consultora Master Power

    Faço atendimento em consultório e online ministro palestras, realizo treinamentos à empresas, apresento o Programa Dr do Sexo e exerço a função de diretora no CEDES (Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade).

    Ouça meu Podcasts